segunda-feira, 16 de abril de 2012

Prefeitura realiza obra de drenagem no Jardim Primavera

A obra atende antiga reivindicação dos moradores do bairro


A Prefeitura de Registro, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Obras realiza obras de drenagem na Rua Ayrton Senna da Silva, no Jardim Primavera. A obra é uma antiga solicitação dos moradores que, em períodos de chuva, sofrem com a água e lama no local.
Morador há 30 anos, o professor Israel Pereira é um dos pioneiros no local. “Quando eu cheguei aqui não havia os serviços de água e rede de esgoto. Há anos recorremos a todos para que a rua melhore e ninguém fazia nada. Até o nome da rua fui eu quem fez o projetinho com o pedido do nome. Eu já estava sem esperança”, explicou ele com satisfação. “O problema da erosão somado ao volume da água em dias de chuva dificulta a manutenção da rua. Ninguém imagina como fica essa rua quando chove. É muita água que desce da Rua da Saudade”.
Durante visita de acompanhamento da obra nesta quarta-feira, (11), a prefeita Sandra Kennedy Viana reiterou que a manutenção realizada na rua e as obras de drenagem são essenciais para a futura pavimentação. “Após a conclusão da rede de drenagem faremos uma reunião de bairro para conversar sobre o asfalto”.
De acordo com o secretário Municipal de Planejamento Urbano e Obras, os trabalhos na rua Ayrton Senna, consistem na colocação de tubos para a captação de águas pluviais, “o que possibilita melhor passagem das águas das chuvas”; confecção de caixas coletoras e bocas de lobo. Ainda de acordo com a Secretaria, a conclusão das obras da rede de drenagem vai baratear os custos para a futura obra de pavimentação asfáltica.
A obra integra um projeto de drenagem urbana em andamento, vários locais foram concluídos tais como: Rua Ana Ribeiro da Silva (Arapongal oeste), Av. Campo Verde (Arapongal leste); Rua Amoreira e Travessa Jaqueira (Arapongal), Rua Rio Branco (Jd. Planalto). A Rua Joaquim Marques Alves faz parte deste projeto e será iniciada.

Equipe de Registro vence jogo da etapa sub-regional dos Jogos da Juventude

A equipe de Registro, composta por atletas da Arteme/RBBC, venceu o time Iguape no final de semana, (8), na etapa sub-regional pelo Campeonato dos Jogos da Juventude de Futsal. O resultado garantiu vaga para a próxima fase, o que acontece em Santos em 28 de abril. O
A equipe foi composta pelos seguintes atletas: Fabio Shiray – Técnico; Andrey Ohya; Lucas Aruã Branco Pereira; João Lucas Tamekichi Takano; Henri Ryoji Sasaki Filho; Tharik Ribeiro Bueno e Ricardo Shoji Odake. O campeonato é organizado pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Esportes.

Prefeitura garante atendimento às Pessoas em Situação de Rua

ecretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária trabalha afinada com as políticas nacionais e conquista resultados


“Pessoas em Situação de Rua” são todas aquelas que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. No Brasil cerca de 1,8 milhão de pessoas vivem nas ruas, de acordo com um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Social feito com base em 76 municípios brasileiros. O crescimento do número de pessoas em situação de rua é um problema de âmbito nacional.
Tendo em vista tal crescimento, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária, tem executado ações voltadas ao serviço de atendimento específico dessa população. São elas: Inclusão em programas e projetos sociais; Programas de geração de renda; Tratamento de saúde (encaminhamentos); Tratamento para dependência química (encaminhamentos para grupos de apoio e palestras); Inclusão em movimentos sociais (conforme orienta a política nacional para essa população); Participação em grupo de construção da associação de coletores de materiais recicláveis.
As políticas sociais, voltadas às pessoas em situação de rua, promovidas pela Prefeitura, estão em crescente aprimoramento. No Município diariamente são oferecidas refeições, como café da manhã e almoço, também são realizados acompanhamentos feitos por uma equipe de profissionais e é disponibilizado um espaço provisório na sede da Secretaria onde eles possam ficar. Além disso, está em fase de discussão uma parceria ainda maior entre a Prefeitura e a entidade Fraterno Auxílio Cristão (FAC) em um projeto amplo que prevê uma casa de acolhimento para essas pessoas.
A experiência com pessoas em situação de rua adquirida com o trabalho na Fraternidade de Aliança Toca de Assis, em Curitiba, colabora para as ações que a assistente social, Aline Braga, realiza com a equipe da Secretaria. De acordo com ela, denominação ‘moradores de rua’ não é a mais adequada, pois as políticas nacionais entendem que nem todos, necessariamente, moram nas ruas. Os estudos sobre o tema apontam que os motivos que levam essas pessoas às situações de ruas são os mais diversos: depressão, alcoolismo, dependência química, vínculos familiares rompidos, entre outros. “Essa é uma população heterogênea. As pessoas chegam às ruas empurradas por circunstâncias além do seu controle. Nas ruas os riscos e a vulnerabilidade aumentam. Além da violência e do preconceito social, a depressão e a perda da autoestima agravam a situação destas pessoas”, explica a assistente social.
Outra demanda frequente na Secretaria é a busca por passagens de ônibus pelos “itinerantes”, que são pessoas em situação de rua que “estão de passagem, apenas temporariamente na cidade”, esclarece a Chefe da Secretaria Maria Isabel Garavello. “Cada itinerante possui uma história de vida singular, única. Respeitamos essa história de vida e buscamos soluções. Mas nós da Secretaria não fornecemos apenas uma passagem de ônibus. Visamos o trabalho de encaminhamento, caso contrário, essa pessoa chegará ao local de destino com os mesmos problemas. Não se pode apenas trocar de cidade, de lugar e os problemas continuarem” – esclarece a secretária.
Ainda de acordo com Isabel Garavello, a participação de todos é fundamental na divulgação e conscientização sobre os direitos das pessoas em situação de rua que, em todo país, sofrem preconceito e são vítimas de atos de violência. Nesse sentido, ela explica que nesse ano será realizada a 2ª edição da Plenária Municipal: “Atendimento à população de rua de Registro” para a divulgação de dados sobre este trabalho e proporcionar o diálogo entre Profissionais e sociedade civil.
Reencontro – Por meio dos relatórios de acompanhamento das pessoas que são atendidas pela Secretaria Municipal de Assistência, Desenvolvimento Social e Economia Solidária é possível conhecer o porquê das pessoas em situação de rua necessitar de atendimento individualizado. Como é o caso de um jovem, 22 anos, que, no final de março, saiu de Taubaté com destino à Pariquera-Açu para visitar a Igreja do Santo Daime. “Mas ocorreu que ele saiu sem avisar nenhum familiar sobre a viagem. Ele sofre de bipolaridade, síndrome do pânico e depressão e durante a viagem deixou de tomar os medicamentos controlados que necessita e surtou. E foi nesse contexto que o jovem se perdeu e acabou parando em Registro. Mas felizmente ele foi encaminhado à Secretaria e com profissionais preparados (psiquiatra, psicólogo, assistentes sociais, etc.) da equipe, conseguimos reconstruir essa história”, relata Isabel Garavello. De acordo com ela, quando a Secretaria conseguiu contatar a família ficaram aliviados e comemoraram o seu retorno à Taubaté, pois, estavam desesperados com o desaparecimento do jovem.

Prefeitura trata do início das obras da rede de esgoto no Jardim das Palmeiras

Encontro organizado pela Prefeitura Municipal reúne moradores para dialogar sobre questões importantes para o bairro

Na noite de terça-feira, (03), os moradores do Jardim das Palmeiras participaram de reunião de bairro para dialogar sobre as questões relacionadas à rede de esgoto e asfalto no local. Desde que a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), colocou maquinário no bairro e deu início a algumas obras criou expectativas sobre o assunto.
Com o objetivo de democratizar a informação, trocar dados e explicar sobre o andamento das negociações com a Sabesp, a prefeita Sandra Kennedy Viana conversou com os moradores sobre o tema. Na pauta da reunião estava o andamento das negociações referente ao processo de renovação do contrato, entre Prefeitura e a Companhia do programa de abastecimento de água e coleta de esgoto em Registro.
O processo de renovação ou não do contrato com a Sabesp na cidade de Registro tem sido negociado ao longo de todo o atual mandato. Segundo a Chefe do Executivo, tal renovação só deve ocorrer mediante o cumprimento de algumas condições que beneficiem toda a população registrense.
Conforme exposto na reunião, as quatro condições para a renovação do contrato com a Sabesp não são exigências que surgiram ao acaso. Todas são resultados dos “Estudos de Viabilidade Econômica e Financeira” (EVEF), que fora realizado para apoiar e orientar a Prefeitura nas negociações com a Sabesp. Segundo a prefeita Sandra Kennedy, o resultado do estudo foi excelente, pois, por meio dele, foi possível destacar quais são as quatro condições que a Sabesp pode e deve cumprir para que o contrato seja renovado na cidade de Registro. São elas:
A universalização do serviço, ou seja, a rede de esgoto tem que atender todos os moradores e localidades da cidade de Registro até o ano de 2015 – ao contrário do prazo proposto pela Sabesp com previsão para o ano de 2034;
Baixar a tarifa. Especialmente através da inserção de pelo menos 3.500 famílias no cadastro da tarifa social da Sabesp;
A recuperação do asfalto, ou seja, após construir a rede de esgoto é preciso que a Sabesp entregue as ruas e vias públicas em boas condições; e exige também a recuperação das vias públicas que foram danificadas ao longo dos anos.
Que os serviços prestados pela Sabesp sejam realizados com frequência e qualidade garantindo assim o fornecimento adequado de água.
Durante as negociações nos últimos anos entre a Prefeitura e a Sabesp houve avanços e melhorias nos bairros. De acordo com dados da assessoria de imprensa da Sabesp, a companhia investiu cerca de dois milhões de reais em obras nos bairros São Conrado, São Matheus, Jardim Leblon, Vila Ouro, Jardim Caiçara II e Fiqueiral. “Mesmo sem assinar a renovação do contrato conquistamos obras importantes. São Conrado, São Matheus e Leblon foram os primeiros bairros atendidos. Depois foi a vez dos bairros Vila Ouro (no Arapongal) e Fiqueiral (na Vila Nova) receberem investimentos; e ambos os bairros até então dependiam da água levada por carros pipa. Outro avanço foi a obra de rede de esgoto no Caiçara II. Mas nós ainda vamos esperar um pouco mais. A Sabesp precisa assumir publicamente o compromisso de cumprir todas as condições para o contrato ser renovado. Quando estas condições forem cumpridas assinarei o documento” – explicou a Prefeita.
Os moradores do Jardim das Palmeiras também utilizaram o espaço e participaram expondo suas dúvidas e sugestões. Dentre os moradores estava o professor da UNESP/REGISTRO João Vicente Coffani, que há sete anos vive no bairro. Coffani questionou sobre como ficarão, por exemplo, as fossas no bairro, pois ali grande parte das moradias possuem tais fossas. A prefeita Sandra Kennedy respondeu que uma equipe da Vigilância Sanitária do Município apresentará à Sabesp uma proposta (que, inclusive, já está preparada) onde consta qual a destinação que deve ser dada as fossas.
Com a maior parte dos familiares vivendo no Jardim das Palmeiras, Sueli Aparecida Martins Rodrigues, 41, do lar, conta que desde criança vive no local. Desde que começou a usar as redes sociais na internet a moradora passou a reivindicar melhorias para o bairro. “Eu estou contente porque tanto a prefeita quanto o vereador ouviram minhas reclamações na internet e me procuraram para responder as minhas críticas pessoalmente. Nenhum prefeito veio aqui antes dar informações para nós, ninguém teve coragem de fazer aqui uma reunião como essa antes”.
Outro morador presente na reunião foi o analista de sistema e presidente da Associação da Pessoa com Deficiência Evaldo de Oliveira, 37, que optou por viver no Jardim das Palmeiras em 2009. Evaldo escolheu o Jardim das Palmeiras tanto pela tranquilidade do bairro como também pela proximidade com a Faculdade UNISEPE. “Eu gostei muito da reunião porque é importante dar uma satisfação sobre o andamento das negociações para a população. Informar os moradores é uma atitude fundamental. Tem uma frase famosa que eu gosto muito e que pode ser adaptada para a nossa realidade: ‘Não pergunte apenas o que Registro pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por Registro’. Ou seja, nós, moradores, também podemos contribuir. E, participar desta reunião, é um começo.”, afirmou Evaldo.
Dentre as autoridades presentes estavam o vice-prefeito Nilton Otoboni; o presidente da Câmara Municipal, Manoel de Aquino Batista; os vereadores Xavier Rufino de Oliveira (“Xavico”) e Marcos Portela além de funcionários e secretários municipais.