segunda-feira, 13 de junho de 2011

Vem aí: Circuito SESC de Artes!


CIRCUITO SESC DE ARTES PERCORRE 88 CIDADES PAULISTAS INCENTIVANDO E CONTRIBUINDO PARA A DIFUSÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DA CULTURA NO ESTADO

A praça como ponto de encontro e de trocas simbólicas é o eixo da programação, que traz uma série de atividades com o intuito de intervir no espaço público, propondo uma suspensão no cotidiano das cidades

Entre os dias 1 e 19 de junho o SESC realiza o Circuito SESC de Artes 2011 em 88 cidades do interior, litoral e Grande São Paulo com a participação de mais de 270 artistas e 71 atividades envolvendo outros 200 profissionais, entre produção e técnicos do Circuito.

As cidades paulistas que recebem a itinerância terão uma programação diversificada que contempla as seguintes linguagens artísticas: música, teatro, circo, dança, artes visuais, literatura, artemídia e perfomances. São seis roteiros diferentes que estão descritos abaixo junto aos destaques e a programação completa do Circuito.

O Circuito tem como ponto de partida considerar a experiência artística e quebrar a rotina no cotidiano das cidades estabelecendo provocações e diálogos com artistas locais, propiciando novas possibilidades. Além desses aspectos, pretende deixar rastros, nesse cenário urbano, com a passagem do Circuito.

O Circuito SESC de Artes também inclui artistas do interior do Estado, mas retirados de suas regiões e postos para circular em outras cidades. A arte é apresentada no projeto de forma singular, a fim de proporcionar a construção de uma verdadeira educação que passa também pelos sentidos.

Para Danilo Santos de Miranda, Diretor Regional do SESC São Paulo, “o Circuito SESC de Artes 2011 é uma oportunidade expressiva para se concretizar a missão da instituição na democratização do acesso do mais amplo público à produção artística”. Miranda afirma que “os shows, espetáculos de teatro e dança, as oficinas e as várias outras linguagens da programação são apresentadas em formatos inusitados, que demandam a participação e o envolvimento do público presente. São atividades que enfatizam o encontro e a troca simbólica entre as pessoas, gerando um raro momento de congraçamento que as Artes tão bem conseguem proporcionar”.

Para mais informações sobre o Circuito SESC de Artes acesse o hotsite: www.sescsp.org.br/circuito



ROTEIROS

O Roteiro 1 percorre a região de SÃO JOSÉ DOS CAMPOS compreendida pelas cidades de Mogi das Cruzes, Suzano, Jacareí, Santa Isabel, Monteiro Lobato. A programação do circuito passa ainda na região de TAUBATÉ, em Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Campos do Jordão, Tremembé e encerra as atividades na região de SANTOS/BERTIOGA passando pelas cidades de Miracatu, Pariquera–Açu, Cajati, Iguape, Registro e Bertioga.

O Roteiro 2 chega à região de SOROCABA e percorre os municípios de Itararé, Itapeva, Itapetininga, São Roque e Itu. Em seguida passa por SÃO CAETANO DO SUL, Guarulhos, Mauá, Diadema. A programação também chega nas cidades de Cotia, Itapecerica da Serra, Santana de Parnaíba, Itapevi e Carapicuíba, municípios da região de OSASCO.

O Roteiro 3 percorre os municípios da região de CATANDUVA e passa por Olímpia, Bebedouro, Monte Alto, Itápolis, Novo Horizonte. A caravana viaja também para Lins, Penápolis, Araçatuba, Andradina, Ilha Solteira, pertencentes à região de BIRIGUI. O encerramento das atividades será na região de PRESIDENTE PRUDENTE nas cidades de Presidente Venceslau, Lucélia, Adamantina, Tupã, Osvaldo Cruz.

O Roteiro 4 passa pelas cidades próximas de CAMPINAS como Itapira, Americana, Mogi Mirim e Águas de Lindóia. Na região de BAURU, as atividades chegam até Lençóis Paulista, Avaré, Ourinhos, Palmital e Marília. A programação se estende até a região de SÃO CARLOS passando por Mococa, Porto Ferreira, Vargem Grande do Sul, Brotas, Araras.

O Roteiro 5 segue em direção a região de ARARAQUARA e visita as cidades de Boa Esperança do Sul, Dois Córregos, Taquaritinga, Jaú e Matão. Passa em seguida pela região de RIBEIRÃO PRETO nos municípios de Luiz Antonio, Batatais, Franca, Barretos, e Jaboticabal. As atividades se encerram na região de RIO PRETO nas cidades de Jales, Santa Fé do Sul, Fernandópolis, Votuporanga e Mirassol.

O Roteiro 6 percorre as cidades de SANTO ANDRÉ, São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra. As cidades de Rio Claro, Santa Barbara D’ Oeste, Botucatu, Limeira, da região de PIRACICABA, também recebem o Circuito. A programação termina na região de CAMPINAS e passa por Mogi Guaçu, Jundiaí, Bragança Paulista e Atibaia.


HISTÓRICO DO PROJETO

O Circuito SESC de Artes faz parte de um processo que se iniciou em 1998, quando o SESC lançou o projeto Lorca na Rua, por ocasião do centenário do nascimento do escritor espanhol Frederico García Lorca. O projeto retomava a experiência do grupo teatral La Barraca, do próprio escritor, e apresentava espetáculos de música, dança e teatro, além de exposições de artes visuais, exibições de vídeo e leituras de textos do poeta, em praças públicas, viajando durante um mês e cobrindo 36 cidades.

Em 1999, o projeto Coração dos Outros – Saravá Mário de Andrade levou apresentações à espaços desativados de 65 cidades. A partir daí o SESC estabeleceu um intervalo de dois a três anos, para que os destaques da programação da Mostra SESC de Artes, exibidos nas unidades da Capital, fossem apresentados em itinerância pelos SESCs do interior, litoral e região metropolitana.

Foram realizados então, os projetos Balaio Brasil, em 2000, Latinidades, em 2003, e Mediterrâneo, em 2005, com variações na estrutura, formato e com um número crescente de cidades. Em 2007 realizou-se a Mostra SESC de Artes Circulações, que teve seu nome, posteriormente, alterado para Circuito SESC de Artes, cuja programação tornou-se independente da mostra realizada nas unidades da capital, atendendo 78 cidades naquele ano.

Em constante mudança, o Circuito estabeleceu, em 2008, uma padronização estrutural que segue até hoje: o projeto passou a contar com palcos e camarins padronizados, os mesmos riders técnicos de som, luz e projeção. Os artistas e técnicos contavam, além do ônibus de viagem, com caminhões para o transporte de cenários e equipamentos. Um blogueiro acompanhava cada trajeto, postando seus relatos sobre as atividades no site do projeto. No Circuito SESC de Artes 2010 aproximadamente 180 mil pessoas participaram da programação.


PROGRAMAÇÃO DO CIRCUITO SESC DE ARTES – REGIÃO SANTOS

ROTEIRO | São José dos Campos/ Taubaté/ Santos/ Bertioga
Mogi das Cruzes, Suzano, Jacareí, Santa Isabel, Monteiro Lobato, Cruzeiro, Guaratinguetá, Lorena, Campos do Jordão, Tremembé, Miracatu, Pariquera-açu, Cajati, Iguape, Registro, Bertioga.

MÚSICA

SIBA E FULORESTA (PE)

Nascido em Recife, Siba cresceu entre a cidade e o interior. Como membro da banda Mestre Ambrósio, representante do movimento Mangue Beat, desenvolveu um estilo musical inovador, marcado pelo diálogo entre ritmos tradicionais, como a ciranda e o maracatu, com a música pop. Após uma temporada morando em São Paulo, Siba retorna a Pernambuco para trabalhar com o grupo A Fuloresta, formado por músicos tradicionais da cidade de Nazaré da Mata, na Zona da Mata Norte do estado. O segundo e mais recente trabalho lançado por Siba e a Fuloresta é o disco Toda Vez Que Eu Dou Um Passo, o Mundo Sai do Lugar, vencedor em 2008 do Prêmio TIM de melhor álbum de música regional e base do repertório desta apresentação.
Siba – Voz e percussão
Mestre Nico – Percussão
Mané Roque – Percussão e voz
Cosmo Antônio – Percussão e voz
Roberto Manoel – Trompete
Galego do Trombone – Trombone
João Minuto - Sax Tenor
Léo Gervázio – Tuba
Duração: 80min.
Livre

TEATRO

AUTO DA PAIXÃO
Grupo Circo Branco (SP/ PE)

Concebido e dirigido por Romero de Andrade Lima, o espetáculo é encenado por um corifeu narrador e um coro formado por doze atrizes e cantoras, caracterizadas como pastoras. Elas percorrem doze esculturas representando retábulos e narram a Paixão de Cristo por meio de cânticos e interpretações. Na peça, foram recriados reisados, procissões e pastorais, sempre com ênfase no espírito das festas populares. O repertório composto de toadas de domínio público teve como referência a obra do escritor Ariano Suassuna, mentor intelectual do Movimento Armorial.
Elenco: Edna Aguiar, Lelena Anhaia, Laura de Lima, Ligia Veiga, Maria Cristina Marconi, Mario Augusto Togniazzolo, Miriam Maria, Mônica Nassif, Nina Blauth, Simone Julian, Simone Soul, Tata Fernandez e Tina Simião Concepção e Direção: Romero de Andrade Lima Direção Musical: Renata Mattar.Duração: 60min. Livre


DANÇA

RESSONÂNCIAS
Quik Companhia de Dança (MG)

A partir de improvisações, o espetáculo Ressonâncias traz a figura feminina e masculina em diferentes dimensões para dialogar com o espaço físico. Os bailarinos inventam novos trajetos nos encontros com os objetos e seres que os rodeiam, e essas experimentações buscam novas reflexões para padrões prefixados de agir, pensar e sentir. Criada em 2000, a Quik Companhia de Dança foi fundada pelos bailarinos Rodrigo Quik e Letícia Carneiro.
Direção: Rodrigo Quik
Bailarina: Letícia Carneiro
Bailarino/Músico: Rodrigo Salvador
Trilha Sonora Original: Rodrigo Salvador e Antonio Moreira Neto
Duração: 30min.
Livre

CIRCO

CIRCO DA VINCI
Circo da Vinci (Argentina)

Malabaristas, equilibristas, palhaços e monociclos são atrações presentes nesse espetáculo. A apresentação busca entreter toda a família com um repertório eclético e dançante, as músicas autorais são tocadas ao vivo. Com 8 anos de estrada, esse grupo argentino utiliza diversos elementos da cultura teatral circense nas suas apresentações.
Elenco: Antuco, Capitán, Castro, Kena, Jacinto, Manu, Naty, Nico, Pez e Regi.
Duração: 60min.
Livre

LITERATURA

TRAVESSIA - de 01 a 05/06
Grupo Caixa de Imagens (SP)

Intervenção urbana que busca reflexão sobre espaço e tempo. A intenção da personagem principal, uma boneca florista, é resgatar delicadas lembranças que permanecem em nossa memória por meio da dança, poesia e da música. Ao se despedir, num gesto afetuoso, ela presenteia o público com uma flor ou um poema. O trabalho é realizado pelo Grupo Caixa de Imagens, fundado em 1994, que utiliza principalmente a técnica de teatro de animação em seus espetáculos e intervenções.
Direção e elenco: Mônica Simões e Carlos Gaúcho
Livre


REALEJO POÉTICO - de 07 a 19/06
Cia Patética (SP)

Intervenção teatral e musical em que atores manipuladores convidam o público para um recital poético, lembrando antigos realejos e praças. Um bonequinho - chamado carinhosamente de Poeta - sorteia poesias para os espectadores ao som de música ao vivo. Fundada em 2000, a Cia Patética, atua no universo infantil com teatro de animação.
Direção: Cia Patética
Elenco: Fábio Parpinelli , Lanna Moura e Neto Medeiros
Livre


ARTES VISUAIS

JOGO ACERVO SESC DE ARTE BRASILEIRA

Com o objetivo de aproximar o público do universo artístico por meio do contato com obras de arte, uma brincadeira de cartas com imagens de obras do acervo do SESC propõe indagações e reflexões relacionadas à arte de forma geral. Em sua segunda edição, o jogo criado especialmente para o Circuito SESC de Artes 2011 apresenta a coleção BRESSONIANAS, composta pelos fotógrafos brasileiros Carlos Moreira, Cristiano Mascaro, Flávio Damm, Juan Esteves, Marcelo Buainain, Orlando Azevedo e Tuca Vieira, que têm em suas obras a influência do fotógrafo francês Henri Cartier-Bresson.
Livre

ARTEMÍDIA

SYMBIOSIS
Roberta Carvalho (PA)

Composição visual que propõe discutir temas como: arte, vida, natureza, espaço público, linguagens artísticas, entre outros. A artista capta imagens do público da cidade que, posteriormente, são projetadas nas copas das árvores e outros elementos naturais presentes no espaço. É o corpo se adequando à natureza, em uma delicada relação simbiótica e simbólica que provoca reflexões sobre a relação de identidade com a natureza e vice‐versa.
Livre

PERFORMANCE

É CRÉDITO OU DÉBITO?
Vários artistas (BR)

Intervenções em que artistas e público negociam a troca, compra e/ou venda de conversas, gestos, textos ou objetos simbólicos, discutindo questões sobre a sociedade de consumo e o mercado da arte. Os trabalhos incorporam ideias e ações a partir de uma genealogia artística construída desde os anos 70 que subverte o sistema institucional da arte, estabelecendo alternativas de posicionamentos face ao sistema capitalista.
Curadoria: Josué Mattos
Artistas participantes: Ernesto Neto, Grupo Aluga-se e Priscila dos Anjos.
Chefia: Priscila dos Anjos
A artista vende imãs de geladeira que apresentam seu retrato “disfarçado” em uma figura masculina. O trabalho envolve o questionamento das relações de poder entre dominado e dominador, reavaliando os códigos de representação da figura feminina, ao mesmo tempo em que refere-se à condição do artista emancipado, chefe de sí mesmo.
Compra-se e Vende-se, Grupo Aluga-se
O grupo de artistas dispõe à venda suas pequenas sacolas-surpresas contendo obras de arte, entre serigrafias, gravuras e fotografias. Ao mesmo tempo, anúncios espalhados pela cidade convidam os artistas locais a visitarem a barraca, momento em que o grupo anuncia a compra de suas obras. A ação busca estimular a construção de novos circuitos para a produção artística contemporânea.
Troco uma embalagem por uma laranja fresca, Ernesto Neto
Um vendedor de laranjas é contratado para trocar, em praça pública, uma laranja descascada por uma embalagem industrial. A ação dá continuidade à pesquisa do artista sobre «cultura artesanal» e «cultura industrial».
Duração: 3h
Livre





ESPECIAL

VIDEORREPÓRTER

Com a missão de descobrir quais são os hábitos culturais dos moradores da cidade por onde passa, um videorrepórter faz rápidas entrevistas sobre quais são as opções de cultura, lazer e entretenimento da região. Ao final do dia, esse material é editado e apresentado no telão do palco, promovendo um encontro das respostas registradas com o público. Serão produzidos 88 documentários, um em cada cidade contemplada pelo Circuito SESC de Artes 2011.
Coordenação: Aldo Quiroga
Com Angélica Muniz Valente
Livre

INFORMAÇÕES À IMPRENSA – CIRCUITO SESC DE ARTES 2011

Assessoria de Comunicação SESC SANTOS – INFORMAÇÕES PROGRAMAÇÃO
SESC Santos - Rua: Conselheiro Ribas, 136
Setor de Comunicação - Contatos:
Luciano Domingos da Silva | (13) 3278-9833 | 9132 5099
Angelita Borges | (13) 3278-9834
Luciana Coppio | (13) 3278-9836
comunicacao@santos.sescsp.org.br

Marra Assessoria de Comunicação - (11) 3258-4780 – INFORMAÇÕES INSTITUCIONAIS
Paulo Marra: marra@paulomarra.com.br
Marcelo Prado: prado@paulomarra.com.br
Silmara Borges: silmaraborges@paulomarra.com.br
Site: www.paulomarra.com.br

OSESP ITINERANTE - Quarteto de cordas - VÍDEO

Prefeitura inicia obra da Rua Juncal.



Obras do Projeto Minha Casa, Minha Vida estão em ritmo acelerado.







Novo Campo do Arapongal em fase de finalização






OSESP ITINERANTE - Quarteto de cordas