quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Prefeita prestigia posse do novo Ministro da Educação





Apesar da agenda de compromissos em Brasília, a prefeita de Registro, reservou um espaço para prestigiar a posse do novo Ministro da Educação Aloizio Mercadante, no último dia 24, terça-feira, em cerimônia que reuniu milhares de políticos do cenário nacional e também prefeitos do Vale do Ribeira e Baixada Santista.
Apesar do alvoroço de outros líderes da política para falar com o ministro Mercadante, a prefeita Sandra Kennedy Viana, junto com o vereador Marcos Portela e o reitor do Instituto Federal de São Paulo, Arnaldo Augusto Borges, fizeram o convite para que ele estivesse em Registro, para participar da inauguração do IFSP Campus Registro, a maior do Estado de São Paulo.
“Será um grande prazer ter o ministro na inauguração do Instituto, uma escola que dará chance a muitos jovens de se qualificarem com o ensino de qualidade de uma escola técnica”, declara a prefeita Municipal. A inauguração do Instituto acontece neste semestre e oferecerá os curdos de Construção Civil, Logística, Mecânica e Eletrotécnica.

Moradores da Vila Nova participam de reunião com a prefeita




No final de semana, domingo (21), que Registro sofreu com as fortes chuvas que também atingiu toda região, a prefeita de Registro e o Chefe da Divisão de Serviços Municipais, Eurico Gonçalves, acompanharam de perto os problemas de alagamento cujos bairros atingidos foram; Vila Nova, região da Rua Curitiba, na Vila Tupi e Vila São Francisco.
Na manhã de domingo, a prefeita Sandra Kennedy Viana, convidou os moradores das imediações da Rua Francisca Cugler (próximo ao IML) que tiveram inundações nas suas residências, de até 30 cm, para apresentar o projeto da Prefeitura para o problema de drenagem em vários pontos da Vila Nova. “Como moradora desta cidade, conheço os problemas de drenagem da Vila Nova, antes mesmo de estar na Prefeitura. No entanto, considerando ser um problema grande que exige um projeto grande e caro, nunca prometi que faríamos no começo do governo, porque sabia que a Prefeitura não teria recursos”, disse a prefeita Municipal aos moradores.
“Sempre posicionamos a presidente da Associação, a senhora Débora de Souza, que no ano em que a Prefeitura obtivesse o ICMS (imposto de mercadoria comercializada) do Boticário é que implantaríamos esta reforma. E esta é a programação, fazer um grande projeto de revisão da drenagem na Vila Nova em 2012, ano em que nosso orçamento teve um pequeno aumento, mas que nos permitirá fazer este investimento tão importante na cidade que beneficiará os moradores da Vila Nova”, completa a prefeita Municipal.
Foi a primeira vez, em quase vinte anos, que recebemos prontamente a visita de um prefeito para ver de perto este problema, diziam os moradores durante a reunião.Segundo o engenheiro do Departamento Municipal de Obras, José Bojczuk, o problema que existe no bairro é a insuficiência de captação das águas pluviais, ou seja, o sistema de drenagem, ou canalização, não tem capacidade para absorver toda água da chuva.
“Para atender essa demanda, a Prefeita nos solicitou um projeto que resolve de fato o problema. Vamos fazer uma obra de captação de águas pluviais que será conduzida para corpo receptor adequado capaz de comportar toda a água, das diversas bacias, que se formam no bairro da Vila Nova”, explica o diretor do Departamento Municipal de Obras da Prefeitura, Wamir Júnior.
No final do encontro, a prefeita Sandra Kennedy, assegurou que entre fevereiro e março vai convidar toda a população para uma reunião no bairro para apresentar o Projeto de drenagem que será contratado, bem como o projeto da Praça de Esporte e Cultura (PEC), que será implantado no bairro.
Há alguns dias, a Prefeitura também iniciou um trabalho de troca de tubos utilizando por de maior diâmetro, nas mediações do CRAS da Vila Nova, para resolver um problema de drenagem que estava afetando algumas moradias do entorno, que passaram a ter problemas de vazamento de água, em suas residências por falta de vazão da água. Por conta das chuvas a obra foi paralisada, mas em breve será finalizada a menor parte do trabalho que falta. Este trabalho também teve o acompanhamento de perto da prefeita Municipal, que foi até o local vistoriar os trabalhos.

Prefeitura de Registro: Pavimentação da Rua Juncal garante segurança e acessibilidade a alunos e pedestres





A Prefeitura de Registro, por meio do Departamento Municipal de Obras, atende antiga reivindicação dos moradores com a pavimentação da Rua Juncal, no Jardim Valeri, inaugurada na semana passada, obra comemorada pelos moradores. A prefeita de Registro, vereador, o engenheiro e técnico da Prefeitura estiveram no local para entregar a obra e compartilhar o momento com a comunidade, pois há muito tempo esperavam pelo asfalto na rua.
Os trabalhos na Juncal custaram R$ 215.000,00 reais, recurso conquistado no Governo Federal por uma emenda parlamentar do Deputado Federal, Beto Mansur (PP), articulada pelo vereador Xavier Rufino. “O asfalto na rua garantiu melhor acessibilidade e segurança aos alunos da escola que fica paralela à rua e também aos moradores e pedestres que circulam pelo bairro. Parabéns aos moradores!”, diz o vereador.
De acordo com coordenadora de convênios da Prefeitura Noelli Flórido, essa obra foi um projeto inovador em Registro que deverá ser adotado em todo Vale do Ribeira. “Trata-se de obra de pavimentação completa com guia, calçada e travessia de pedestre elevada que funciona como faixa de pedestre e redutor de velocidade”, explica o diretor do Departamento Municipal de Obras, Wamir Júnior.
Para garantir a qualidade dos serviços na Rua Juncal foi feito um tratamento do solo e serviços de drenagem para melhorar o sub-leito, além de sinalização vertical de lombadas, denominação de rua e indicativos de travessia elevada e sinalização horizontal com pintura de faixas e pista. Um dos principais objetivos da obra foi dar uma nova opção de acesso à entrada da escola aos alunos do Alay Correa, pois o pavimento agora está no nível da escola. “Antes, os alunos tinham acesso à escola tendo que subir uma escadaria, pois a degradação da rua não permitia a entrada pelo portão paralelo à rua”, explica José Bojczuk, engenheiro do Departamento de Obras.
A moradora do bairro, Nair Takakua do Nascimento, diz estar contente com a obra. “Graças ao apoio da comunidade, a intervenção do vereador Xavico, e a emenda do deputado Beto Mansur foi possível a rua ser asfaltada. Estamos mais tranquilos agora, nossas crianças podem ir com mais segurança e tranquilidade na escola, porque antes chegam sujos de barro por causa das condições da rua que era precária”, conta a moradora.

PM retoma reuniões de polícia comunitária a pedido da Prefeitura


Na semana passada, (22), esteve em reunião com a prefeita de Registro, o comandante do 14º Batalhão de Polícia Militar do Interior, Sérgio Takao Murayama acompanhado do coronel Torres, para tratar de assuntos relacionados à segurança pública. Durante a conversa, ficou decidida a retomada das reuniões de polícia comunitária, em que a população participa destes encontros e apresentam à Polícia, as necessidades do seu bairro sobre questões voltadas ao tema.
A reunião foi solicitada pela prefeita Municipal, já que a Prefeitura recebe uma série de demandas da comunidade relacionadas à segurança pública do Município como o policiamento nas ruas, por exemplo, que não cabe a prefeitura solucionar.
Fará parte do encontro representante da Prefeitura para participar das reuniões que serão mensais, toda última sexta-feira do mês, já começando em fevereiro, e reunirá a comunidade no quartel para ouvir os problemas e levantar propostas de melhorias. ”Esta é uma maneira de incentivar os bairros a se organizarem e eleger um líder para buscar melhorias para o bairro e debater com a PM os temas de policiamento que sempre batem a nossa porta”, disse a prefeita Sandra Kennedy Viana.
Participam da reunião apenas os representantes das associações de bairro ou morador líder da comunidade, para garantir organização dos encontros junto com a polícia. Eles serão os responsáveis em levar para reuniões as reivindicações dos moradores.
A Prefeitura, por meio do Departamento de Bem-Estar Social e os CRAS irão apoiar as comunidades na participação das reuniões passando os avisos das reuniões e participando dos encontros. A primeira reunião já está agendada para 24 de fevereiro, sexta-feira, às 19h00 no quartel do 14º Batalhão da Polícia Militar em Registro. Endereço: Avenida Presidente Castelo Branco, 2.179, Vila Ponce.