quinta-feira, 5 de abril de 2012

Famílias em área de embargo ambiental recebem moradias do Minha Casa, Minha Vida

Processo de fiscalização do programa contribuiu para que inicialmente 17 famílias do Arapongal recebam as moradias do Programa Federal





A prefeitura de Registro e a Caixa Econômica Federal realizaram nesta segunda-feira, (2), a entrega de 20 casas às famílias que moravam em área de embargo no bairro do Arapongal que por sentença judicial de 1998, executada desde 2006, terão de deixar as casas e àquelas que fizeram parte do sorteio do Minha Casa, Minha Vida, que até então apresentavam pendências de documentação.
Com a presença de vários Secretários da Prefeitura e da prefeita Municipal Sandra Kennedy Viana, do vereador Marcos Portela e da gerente geral da CEF de Registro, Wanda Yara da Costa, o evento aconteceu nesta segunda-feira (2) na agência da Caixa em Registro e foi lá que as famílias receberam as chaves das moradias e também realizaram a assinatura do contrato.
De acordo com a Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos da Prefeitura, a partir da data de assinatura do contrato das casas do Minha Casa, Minha Vida as famílias terão 30 dias para fazer a mudança para as casas no Agrochá e a partir de então, será feita a demolição das casas na área de embargo ambiental para cumprir a sentença. “É liberado às famílias que desejarem tirar da residência algum material de construção e demais pertences, assim que deixarem as casas”, explica a secretária e Assuntos Jurídicos da Prefeitura, Márcia Touni.
A prefeita Municipal e a gerente da CEF passaram esclarecimentos reforçando sobre a proibição de fazer a venda, cessão e aluguel das residências. De acordo com a Noelli Flórido, diretoras do Departamento Municipal de Convênios existem casos de famílias que tiveram que devolver a casa, mesmo com contrato assinado. “Se descoberto sobre venda das casas a penalidade ao morador é a compra da casa que deverá pagar pelo valor total do empreendimento estimado em R$ 42 mil”, explica.
“Estou contente em poder entregar as casas às famílias que quando compraram suas residências no Arapongal algumas delas não sabiam que a área é de ocupação irregular. Essas 17 famílias estão recebendo hoje as casas graças à fiscalização da Prefeitura e da população, em todo o processo, que permitiu excluir os sorteados que não cumpriram as regras do programa”, disse a prefeita Sandra Kennedy Viana.
Uma das beneficiadas com a casa que mora no Arapongal na área de embargo ambiental é a munícipe Maria Madalena Pereira, que passou dificuldades por lutar pelo direito da moradia e por melhorias no Arapongal. Madalena recebeu as chaves da Prefeita Municipal e emocionada agradeceu, contando um pouco de sua história e que seguirá lutando por direitos, mas lembrou da importância de reivindicar, mas também participar e ajudar propor melhorias.
Em sua fala, o vereador Marcos Portela parabenizou todas as famílias que receberam as casas, “que agora vão poder morar com tranquilidade”. Também parabenizou a gestão Municipal que foi parceira com as famílias proporcionando a elas um pouco mais de dignidade.

Escola de Eletricista em Registro abre inscrições para nova turma

Com a parceria foram gerados 60 empregos diretos com contratação imediata pela Elektro







A Prefeitura deu início, em 26 de março, ao período de inscrições gratuitas para processo seletivo da nova turma do curso de capacitação da Escola de Eletricista em Registro com os cursos; Eletricista Residencial e Montagem de Padrão de Entrada (Módulo I) e Eletricista Multifuncional de Redes de Distribuição (Módulo II), que será ofertado gratuitamente pela Escola de Eletricista de Registro.
A Escola de Eletricista de Registro que já formou 120 alunos no Curso de Eletricista Residencial e 60 alunos no curso de Eletricista Multifuncional de Redes de Distribuição, com início em 2009 por meio de uma parceria entre Prefeitura, Elektro e SENAI, se constituindo em uma das cinco Escolas de Eletricistas existentes, com base nesta parceria, no estado de São Paulo.
A parceria já rendeu bons resultados, gerando 60 empregos diretos na Elektro e outras dezenas no mercado de trabalho de forma geral. Segundo a Diretora do Departamento de Bem Estar Social, Isabel Garavello, responsável pela gestão da Escola, “os alunos que terminaram o curso saíram com emprego garantido, contratados pela Elektro”. De acordo ela, a Prefeitura entra nesta parceria com a infraestrutura, uma refeição (almoço), transporte dos alunos e estrutura física (Centro Social Urbano) para aulas da parte teórica e prática, em espaço montado pelo Elektro.
Segundo Eliane Maria dos Santos, responsável pela coordenação dos cursos de capacitação da Prefeitura pelo Bem Estar Social, três turmas já se formaram e para este ano estão reservadas 40 vagas para o Módulo I de onde serão selecionados 20 alunos para o módulo II. “Este ano o curso passou por readequações, estando agora com turmas maiores e com 200 horas a mais na carga horária. O aluno sai do curso com formação para ser um multiprofissional”, explica.
A Escola de Eletricista de Registro formou a primeira mulher que passou trabalhar com rede de alta tensão no Município, Rubia de Sousa Carmo, moradora da Vila Nova, contratada em 2010 pela Elektro como Eletricista Junior. “Este curso foi uma conquista muito grande para mim. O ensino foi da melhor qualidade, com professores excelentes e bem preparados. Na empresa fui bem recebida e por ser mulher, não sofri nenhum preconceito”, conta a ex-aluna que ficou contente em saber das inscrições para nova turma do curso. “Tomara que mais mulheres possam se formar e me fazer companhia na empresa”, conta.
A Escola de Eletricista de Registro é mais um exemplo das ações do governo voltadas para garantir emprego e renda para a população. “Uma parceria que garante emprego qualificado para 60 jovens de forma imediata e outros 100 de forma geral, em menos de três anos, na nossa comunidade sem dúvida é um sucesso”, declara a prefeita Sandra Kennedy.
Curso – A carga horária da capacitação da Escola de Eletricistas é de 972 horas com treinamentos divididos em dois módulos: módulo I - Eletricista Residencial e Montagem de Padrão de Entrada e módulo II - Eletricista Multifuncional de Redes de Distribuição. As aulas começam 14 de maio e será ministrada por professores do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), seguindo os padrões construtivos e operacionais da Elektro.
Para se inscrever, o candidato precisa ter entre 18 e 35 anos, ensino médio completo e carteira de habilitação (categoria B e desejável C). A inscrição é gratuita e pode ser feita até 20 de abril no Departamento do Bem Estar Social: Rua Yolanda, nº 88 - Centro, Registro/ SP, de segunda a sexta-feira das 13h30 às 17h30. No momento da inscrição, será necessário apresentar o original e cópia do RG, CPF, Carteira Nacional de Habilitação categoria B e comprovante de conclusão do Ensino Médio.